PPRA - Programa de Prevenção de Riscos Ambientais

"9.1.1. Esta Norma Regulamentadora - NR, estabelece a obrigatoriedade de elaboração e implantação, por parte de todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados, do Programa de Prevenção aos Riscos Ambientais - PPRA, visando a preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, através da antecipação, do reconhecimento, da avaliação e do consequente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho, tendo em consideração a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais."

Criado pela NR-9, da qual transcrevemos seu primeiro artigo, cuja redação foi dada pela Portaria nº 25, publicada pelo Ministério do Trabalho, a 29 de Dezembro de 1994, o PPRA estabelece metas e prioridade nas ações de Prevenção aos Riscos Ambientais.

A Importância e as características do ramo da Indústria da Construção Civil, exigiram dos órgãos governamentais regulamentadores, a elaboração de uma Norma específica para esse ramo de atividade, pelas suas peculiaridades e pelo alto risco que contém.

Esse programa, que também se inicia com a elaboração de um Mapeamento de Riscos Ambientais, ato primeiro na verificação das condições de riscos de acidentes dos diversos ambientes de trabalho na Construção Civil, estabelece metas, prioridades e formas de ação das operações de combate a esses riscos, visando a sua eliminação ou a sua redução, sempre levando em consideração que num ambiente não agressivo, a execução das obras, se dará de forma muito mais competitiva.

Todas as Construtoras, com mais de 20 operários, estão obrigadas, por essa Norma, a elaborarem e a executarem o Programa de Controle do Meio Ambiente de Trabalho - PCMAT.

As multas pela não elaboração desse programa, podem atingir a cifra de 200 UFIR por funcionário e por infração, podendo culminar com o fechamento da empresa que se negar a elaborá-los ou a executá-los.

A BOHAC & VEDOVELLO LTDA está apta a elaborar e a executar esse programa em sua empresa, bastando para isso, clicar "AQUI" e escrever, no corpo da janela de mensagem que surgirá, os seus dados tais como: nome, endereço e telefone da empresa; ramo de atividade; e pessoa de contato, para que um de nossos técnicos o visite e avalie as suas condições, oferecendo-lhe uma proposta de trabalho. (Tudo isso sem nenhum compromisso de contratação).

Não permita que um acidente de trabalho o pegue de surpresa. Previna-se, essa é a melhor forma de aumentar a produtividade de sua empresa.

Eng. Marcos Vedovello

Telefone: +55 11 9 9803.5029

Email: bohac[@]terra.com.br

Eng. Willian Oliveira

Telefone: +55 11 9 9692.0410

Email: oliveirastylo[@]gmail.com